Sonda Rosetta se afasta de Philae e missão pode encerrar

Módulo está há seis meses sem estabelecer comunicação

Sonda Rosetta se afasta de Philae e missão pode encerrar
Sonda Rosetta se afasta de Philae e missão pode encerrar (foto: ANSA)
21:29, 22 JanROMA ZBF

(ANSA) - A sonda Rosetta se separou do módulo Philae e agora os especialistas da Agência Espacial Europeia (ESA) analisam se encerram ou não a missão espacial.

 

A Rosetta está atualmente no hemistério sul do cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, em uma região oposta da qual se encontra Philae. Para a ESA, isso reduz quase a zero as chances dos dois módulos se encontrarem novamente.

 

Philae se desligou da sonda em novembro de 2014 e está em silêncio há seis meses. "Até ontem, não teve nenhum contato da Rosetta com o lander. Hoje a Rosetta já se encontra no hemisfério sul do cometa", disse à ANSA Mario Salatti, co-responsável pela Philae na Agência Espacial Italiana (ASI).

 

Como o cometa está se afastando do Sol e a energia capturada pelos painéis solares do lander se reduz gradualmente, as esperanças de reencontrar Philae são poucas. Nas próximas semanas, os técnicos da missão, nascida em colaboração com as agências especiais da Alemanha (DLR), França (CNES) e Itália (ASI), se reunirão para decidir se tentam outros contatos ou se abandonam a missão.

 

A Rosetta foi construída com o objetivo de fazer um estudo detalhado do cometa 67/P, que viaja entre as órbitas da Terra e de Júpiter. Ela foi a primeira sonda que orbitou e pousou em um cometa, através do módulo pousador Philae, que fez imagens e captou dados do 67/P. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA