Missão ExoMars é lançada com sucesso pela UE e Rússia

Foguete explorará superfície de Marte nos próximos anos

Missão ExoMars é lançada com sucesso pela UE e Rússia
Missão ExoMars é lançada com sucesso pela UE e Rússia (foto: ANSA)
18:45, 14 MarSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - Foi lançada com sucesso nesta segunda-feira (14) a missão ExoMars 2016, a primeira de um programa conjunto da Agência Especial Europeia (ESA) e da russa Roscosmos para explorar Marte.

 

O foguete Proton-M, que leva uma sonda e um módulo de aterrissagem, foi lançado da base russa de Baikonur, no Cazaquistão. A Itália participa da missão com a Agência Especial Italiana (ASI), com o grupo Finmeccanica e com a empresa Thales Alenia Space Italy.
   

 

O foguete leva a sonda TGO (Trace Gas Orbiter), que permanecerá na órbita de Marte por sete anos, e o lander EDM (Entry, Descent and Landing Demonstrator), veículo dedicado ao astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli e o qual posará na superfície de Marte para validar a tecnologia de aterrissagem para a segunda fase da missão. A viagem durará cerca de sete meses e a chegada à orbita de Marte está prevista para o próximo dia 16 de outubro, quando o módulo Schiaparelli se desprenderá para tocar o planeta, em 19 de outubro.
   

 

Esta é a primeira fase da missão ExoMars. A segunda está prevista para 2018 deverá levar à superfície marciana um rover equipado para perfurar o solo em até dois metros de profundidade. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA