ESA divulga fotos em alta resolução do módulo Schiaparelli

Equipamento caiu durante processo de pouso em Marte

Imagem em alta resolução do módulo Schiaparelli
Imagem em alta resolução do módulo Schiaparelli (foto: ANSA)
18:41, 27 OutMILÃO ZLR

(ANSA) - A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta quinta-feira (27) as primeiras fotos em alta resolução dos restos do módulo Schiaparelli, que devia ter pousado em Marte em 19 de outubro, mas acabou se chocando contra o solo do planeta vermelho a 300 km/h.

 

As imagens foram feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da Nasa, na última terça (25) e mostram detalhes da cratera formada pelo impacto e do paraquedas preso à parte posterior do equipamento. "As dimensões da cratera são de 2,5 metros, compatíveis com as estimativas iniciais", disse o italiano Paolo Ferri, responsável pelas operações de voo das missões da ESA.

 

 

Segundo ele, há nas fotos um terceiro objeto, que parece ser um escudo térmico, situado a um quilômetro de distância. "Há pontinhos brancos que podem ser detritos dispersados pelo solo após a explosão do veículo. Também é misteriosa a faixa escura perto da cratera", acrescentou Ferri.

 

É possível que tais enigmas sejam apenas imperfeições das imagens, mas será preciso esperar fotos de outros ângulos para chegar a uma conclusão. O módulo Schiaparelli era parte da missão ExoMars, que tem como objetivo procurar sinais de vida bacteriana em Marte.

 

No entanto, o equipamento teve uma falha nos propulsores e acabou caindo no solo do planeta. A missão também inclui a sonda Trace Gas Orbiter (TGO), que foi bem sucedida em sua aproximação do astro vermelho e agora está em sua órbita à procura de gases que podem indicar a presença de vida. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA