Nasa e Space X lançam 1ª missão operacional à Estação Espacial

Com o envio dos 4 astronautas, ISS ficou superlotada

SpaceX Crew-1 lançou missão no fim da noite deste domingo (15) (foto: EPA)
13:52, 16 NovWASHINGTON ZGT

(ANSA) - A empresa Space X e a Nasa lançaram com sucesso, no fim da noite deste domingo (15), sua primeira missão operacional de fato, levando quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A viagem foi feita com o foguete Falcon 9, com a cápsula Crew Dragon no topo, na missão chamada de Crew-1. O lançamento ocorreu da base do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, e ocorreu sem problemas após o mau tempo adiar o envio 24 horas antes.

A situação, no entanto, é bastante inusitada já que, com os quatro astronautas enviados, que ficarão seis meses no Espaço, a Estação Internacional ficará superlotada. A ISS tem apenas seis quartos e, atualmente, outros três profissionais vivem lá. Com isso, um dos astronautas precisará dormir na espaçonave Crew Dragon.

Foram para a ISS os norte-americanos: comandante Michael Hopkins, o piloto Victor Glover e a especialista Shannon Walker.

Também está na missão o japonês Soichi Noguchi. Já na Estação, vivem a norte-americana Kate Rubins, engenheira de voo, e os dois cosmonautas russos, o comandante Sergey Ryzhikov e o engenheiro de voo Sergey Kud-Sverchkov.

A missão tripulada norte-americana é a primeira em nove anos. Anteriormente, todos os astronautas enviados à ISS partiam com a nave Soyuz, feita pela Rússia, a partir do Cazaquistão.

Essa é a segunda missão tripulada da parceria entre Space X e Nasa. Em maio, a Crew Dragon enviou seus primeiros dois astronautas, que ficaram dois meses na ISS, e retornaram no início de agosto. (ANSA).

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA