Enel, Leonardo e TIM se unem em projeto para cidades integradas

Memorando foi assinado na Embaixada da Itália em Brasília

Assinatura de memorando entre TIM, Leonardo e Enel
Assinatura de memorando entre TIM, Leonardo e Enel (foto: Reprodução/Twitter/@ItalyinBrazil)
14:30, 09 JunSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - As empresas Enel X, Leonardo e TIM assinaram nesta quarta-feira (9), na Embaixada da Itália em Brasília, um memorando de entendimento para o desenvolvimento de soluções conjuntas voltadas a um modelo de cidade integrada, segura e resiliente.

O acordo de intenções une as filiais brasileiras das maiores empresas italianas dos setores de energia, aeroespacial e segurança e de telefonia.

Segundo o protocolo, as companhias fornecerão pacotes de iniciativas para campos como mobilidade urbana, conectividade, transformação digital, serviços financeiros e energia, oferecendo soluções para cidades conectadas, inclusive por meio de inteligência artificial.

Uma primeira experiência já está em curso em Maricá (RJ), com o objetivo de transformar o município em um "laboratório vivo" de tecnologias de ponta que possam contribuir para seu desenvolvimento sustentável.

Entre as possíveis aplicações para cidades inteligentes a partir da parceria está a implantação de tecnologias de segurança integradas a uma série de sensores, como para medição do clima e nível de poluição, além de sistemas de recarga pública para veículos elétricos.

Para empresas e edifícios públicos, o acordo prevê a disseminação do conceito de eficiência energética, por meio do desenvolvimento de soluções de engenharia, da oferta de energia renovável e do uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização.

Anfitrião do evento, o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, disse que o memorando é "mais um exemplo das oportunidades" que os dois países "podem desenvolver conjuntamente, com base na força de suas respectivas experiências, em um setor na vanguarda da tecnologia mundial, a fim de melhorar a qualidade e a sustentabilidade da vida, bem como a segurança dos centros urbanos, investindo imediatamente no futuro das próximas gerações".

A assinatura do acordo também contou com as presenças do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes; do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes; do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro; e de outras autoridades político-parlamentares e federais, estaduais e municipais.

O memorando foi firmado por Nicola Cotugno, country manager da Enel Brasil; Francesco Moliterni, presidente da Leonardo do Brasil; e Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil.

"Temos trabalhado para levar a experiência do cliente para o próximo nível, e isso inclui indústrias ansiosas por soluções conectadas. A TIM é líder em cobertura 4G no Brasil e estamos à frente dos projetos 5G mais inovadores. Essa parceria é mais um passo para a transformação digital do país. A inovação é fundamental para incentivar a mudança de que precisamos", disse Labriola.

"Hoje é um dia importante, pois este acordo representa uma oportunidade única de capitalizar as habilidades de três empresas internacionais líderes que oferecem no Brasil um pacote integrado e completo de serviços em benefício dos cidadãos, promovendo o conceito de cidade inteligente, resiliente e segura", reforçou Moliterni.

Por sua vez, o head da Enel X Brasil, Francisco Scroffa, ressaltou que um dos principais objetivos da empresa é "promover a descarbonização dos centros urbanos, oferecendo soluções que tornem as cidades mais digitais, sustentáveis e circulares, com benefícios para os cidadãos e para a sociedade".

"A parceria com a TIM e a Leonardo fortalece a estratégia da Enel X no Brasil, ampliando sua capacidade de oferecer serviços e produtos inovadores aos seus clientes no mercado brasileiro de energia", acrescentou. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA