Entra na fase final a busca pelos restos de Cervantes

Especialistas estão retirando ossos de tumbas em Madri

Espanha busca por restos mortais de Cervantes há nove meses
Espanha busca por restos mortais de Cervantes há nove meses (foto: EPA)
15:47, 25 JanMADRI ZGT

(ANSA) - Após nove meses de trabalho, iniciou neste sábado (24) a etapa final pela busca dos restos mortais do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Os especialistas estão cavando na Igreja das Trinitárias, em Madri, para tentar resolver o mistério sobre o local onde Cervantes foi enterrado.

 

Um time de arqueólogos e antropologistas está analisando a área da cripta da igreja, local onde foram encontrados três túmulos não registrados. Os ossos retirados ali serão exumados e analisados.

 

Almudena Garcia Rubio, que guia o projeto, afirmou que se os ossos do "pai da língua espanhola" não forem encontrados na capela das Trinitárias, há outros possíveis locais de busca.

 

Técnicos e pesquisadores concordam sobre o fato de que um documento oficial diz que o escritor foi enterrado no convento, local que o abrigou quando foi preso, e no qual há uma placa lembrando o fato.

 

O que ainda não se tem certeza, por ter sido passado oralmente por gerações, é que Cervantes foi exumado durante uma reforma do convento, onde agora está a igreja. Por isso, se presume que os restos mortais foram transferidos para a parte da cripta do monumento religioso.

 

A meta é encontrar o local do sepultamento de Cervantes até o ano que vem, quando se completam os 450 anos da morte do escritor. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA