(ANSA) - O Instituto TIM assinou uma parceria com a Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA) da cidade do Rio de Janeiro para a implantação de um novo sistema de gestão de serviços e ativos urbanos no município, o ConservaZUP.
O sistema vai apoiar os trabalhos e demandas da Secretaria de Conservação, assim como os serviços prestados pela RioLuz e pela Comlurb em atividades como drenagem, pavimentação, manutenção de vias públicas, reparo de lâmpadas e coleta de lixo.
"A ferramenta facilitará as atividades dos agentes públicos ao permitir o georreferenciamento dos casos abertos, a publicação de imagens, o envio dos relatos, status da demanda e a comunicação entre as equipes", informou a TIM, em nota.
Segundo a empresa de telefonia, a ferramenta "passará a fazer parte da rotina de operação de agentes da SECONSERVA, com o objetivo de melhorar e facilitar as atividades e operações de zeladoria urbana".
"Temos o privilégio de integrar esse esforço da Prefeitura do Rio de Janeiro, oferecendo nossas soluções tecnológicas para colaborar com a gestão pública do município, que estará no centro das atenções do mundo em 2016, por conta dos Jogos Olímpicos. Os resultados dessa parceria já são visíveis e nos deixam entusiasmados e convictos de que essa ferramenta pode ser útil a outros municípios do país", destacou o presidente do Instituto TIM, Manoel Horácio.
O Instituto TIM ofereceu 60 smartphones para o trabalho em campo e capacitou os agentes para usar a ferramenta. Também será dado suporte técnico nos primeiros meses de uso do ConservaZUP.
Durante a fase piloto do projeto, com duração de 30 dias, a ferramenta já gerou resultados positivos, reduzindo em até 25% o tempo de trabalho dos fiscais responsáveis pela conservação das calçadas do município, por exemplo.
O ConservaZUP é uma adaptação da plataforma Zeladoria Urbana Participativa (ZUP), software livre desenvolvido pelo Instituto TIM já implementado em São Bernardo do Campo (SP) e Boa Vista (RR).
Como funciona
O ZUP é um software livre que pode ser adotado por qualquer município que tiver interesse em gerir seus serviços públicos de forma mais eficiente, transparente e participativa.
Com a plataforma, os administradores municipais podem gerir melhor os dados e informações referentes aos serviços de zeladoria da cidade, aumentando sua capacidade de planejamento, execução e monitoramento.
Sobre o Instituto TIM
Fundado em 2013, o Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA