Illy Art Collection traz mensagem de paz pelas mãos de Mona Hatoum

Nova illy Art Collection assinada por Mona Hatoum (foto: Divulgação)
10:44, 14 OutSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - A illycaffè apresentou nesta quarta-feira (13) sua nova coleção de xícaras e latas decoradas, desta vez assinadas pela palestina Mona Hatoum, reconhecida em nível internacional por sua obra artística e política.

A nova edição da illy Art Collection se baseia em abstrações do keffiyeh, o tradicional lenço usado por homens árabes e historicamente associado ao trabalho e à interconectividade humana.

"Sendo um blend 100% Arabica, o café illy me fez pensar no que poderia ser considerado um objeto ou símbolo 100% árabe. Pensei no keffiyeh, ao qual faço referências frequentes em minha obra artística, tanto diretamente quanto indiretamente", explicou Hatoum.

A nova coleção exibe dois tipos de padrões: o primeiro imita uma rede de pesca e está presente nos pires, enquanto o segundo, que decora as latas, caixas e xícaras, é baseado no desenho de ramos de oliveiras.

"O motivo de rede de pesca e seus nós são frequentemente vistos como mãos que se entrelaçam e, portanto, simbolizam a conexão entre as pessoas, enquanto o desenho de ramos de oliveira simboliza a paz. Não trata-se apenas de um belíssimo motivo abstrato, mas também tem interessantes significados simbólicos", declarou.

Já o CEO da illycaffè, Massimiliano Pogliani, disse que Hatoum é uma "artista sofisticada e atenta" e deu uma "interpretação autêntica ao projeto illy Art Collection". "Por meio de seu característico estilo geométrico, Hatoum representou a função social do café, um elixir que transformou a pausa do café em um ritual capaz de conectar o mundo", acrescentou.

Arte na vida cotidiana

Em entrevista à ANSA, Hatoum explicou que existe uma porção de simbolismos nos padrões do keffiyeh, como o sentido de coletividade transmitido pela rede de pesca ou a paz representada pelos ramos de oliveira.

"O keffiyeh também é associado à causa palestina, então seria interessante pensar em todas essas associações infiltrando-se em você ao tomar uma xícara de café pela manhã", disse a artista.

Segundo ela, a illy Art Collection acrescenta "prazer estético" ao ato de tomar café. "Gosto de pensar que as coisas ao seu redor podem te afetar em um nível subliminar", acrescentou Hatoum.

A coleção tem edição limitada e estará disponível a partir de dezembro nos canais de venda da illy no Brasil. (ANSA) 

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA