Economia da China tem crescimento recorde no 1º trimestre

PIB do país registrou alta de 18,3% no período

Com pandemia sob controle, China teve crescimento recorde no primeiro trimestre
Com pandemia sob controle, China teve crescimento recorde no primeiro trimestre (foto: EPA)
16:57, 16 AbrPEQUIM ZLR

(ANSA) - A economia da China deu mais um sinal de retomada e bateu recorde de crescimento no primeiro trimestre, com alta de 18,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.

No trimestre inicial de 2020, o produto interno bruto (PIB) chinês havia despencado 6,8% na base anual, primeiro resultado negativo no país desde o início da série histórica, em 1992.

De acordo com o Gabinete Nacional de Estatística, o crescimento no primeiro trimestre de 2021 em relação aos três meses anteriores foi de 0,6%.

A China é a única entre as grandes economias do mundo a ter registrado crescimento no ano passado (2,3%), ainda que esse tenha sido seu pior resultado em mais de quatro décadas.

"A economia nacional teve um bom início", comentou o porta-voz do Gabinete Nacional de Estatística, Liu Aihua, admitindo, no entanto, que boa parte do resultado se deve à contração histórica do primeiro trimestre de 2020.

A China prevê uma expansão de 6% no PIB em 2021, primeiro ano do novo plano econômico quinquenal do governo, que se baseia no incentivo ao consumo interno e na produção de alto valor agregado. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA