(ANSA) - O produto interno bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com os últimos três meses do ano passado.
É o terceiro resultado positivo da economia, depois dos recuos de 2,2% no primeiro e de 9,2% no segundo trimestre de 2020, ano em que o PIB teve contração de 4,1%, atingido pela pandemia de Covid-19.
Em valores correntes, o produto interno bruto no primeiro trimestre chegou a R$ 2,048 trilhões. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais e foram divulgados nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com a alta de 1,2% no primeiro trimestre, o PIB retornou ao patamar do quarto final de 2019, período pré-pandemia.
Os resultados positivos na agropecuária (5,7%), na indústria (0,7%) e nos serviços (0,4%) contribuíram para a expansão da economia brasileira. A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, observou que esse crescimento ocorreu apesar da evolução da pandemia no país.
"Mesmo com a segunda onda da pandemia de Covid-19, o PIB cresceu no primeiro trimestre, já que, diferentemente do ano passado, não houve tantas restrições que impediram o funcionamento das atividades econômicas", disse. (Com informações da Agência Brasil) (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA