O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, condecorou o ex-jogador da Roma Paulo Roberto Falcão como Oficial da Ordem da Estrela, em nome do presidente da República, Sergio Mattarella.
A honraria reconhece a contribuição do ídolo brasileiro para o fortalecimento dos laços culturais e esportivos entre Brasil e Itália, e a cerimônia foi realizada na magnífica Sala Nervi, na sede da Embaixada italiana em Brasília, com a presença de autoridades, amigos e familiares do ex-craque.
"Embora seja quem recebe a condecoração a sentir-se honrado, neste caso, como apaixonado pelo futebol, sou eu que me sinto honrado em entregar esta condecoração a um campeão como Falcão", afirmou o embaixador, que citou momentos marcantes da carreira do "oitavo rei de Roma", desde o Internacional até o clube giallorosso, passando pela Seleção Brasileira.
"Seu talento e elegância no jogo são inesquecíveis, e ele continua sendo um símbolo de admiração para toda uma geração de torcedores, especialmente na capital italiana", ressaltou Cortese.
Já Falcão disse receber a condecoração "com grande emoção e gratidão". "Hoje é um dia especial na minha vida. Quando cheguei a Roma, era um jovem enfrentando desafios de adaptação em um país novo, com uma cultura fascinante e um futebol de altíssimo nível. Mas fui acolhido com carinho e respeito e, ao longo de cinco anos inesquecíveis, criei uma conexão única", declarou o ídolo romanista.
"Quero dedicar esta condecoração a todos que fizeram parte dessa história: meus companheiros de equipe, os torcedores apaixonados, os amigos que fiz e minha família, que sempre esteve ao meu lado", salientou.
A Ordem da Estrela da Itália (Ordine della Stella d'Italia) é uma condecoração instituída em 2011, substituindo a anterior Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana. O reconhecimento é concedido pelo presidente da República, sob proposta do ministro das Relações Exteriores, a cidadãos italianos residentes no exterior ou estrangeiros que tenham alcançado méritos especiais na promoção das relações de amizade e cooperação entre a Itália e outros países.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA