F1 confirma realização de GP na Arábia Saudita em 2021

A etapa no país asiático deverá acontecer no mês de novembro

Arábia Saudita receberá pela primeira vez a categoria
Arábia Saudita receberá pela primeira vez a categoria (foto: EPA)
14:39, 05 NovSÃO PAULO ZRS

(ANSA) - A Fórmula 1 anunciou nesta quinta-feira (5) que a Arábia Saudita receberá uma etapa da categoria na temporada de 2021.

A prova está prevista para acontecer no mês de novembro em um circuito de rua que será montado na cidade de Jidá, a segunda maior do país.

Segundo o CEO da Liberty Media, Chase Carey, o Grande Prêmio da Arábia Saudita estará no calendário provisório da próxima temporada. Ele ainda deve ser aprovado pelo Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O ministro dos Esportes da Arábia Saudita, o príncipe Abdulaziz Bin Turki AlFaisal Al Saud, celebrou a novidade ao afirmar que o esporte está "impulsionando uma grande transformação" na nação.

"Estamos felizes em dar as boas-vindas para a Arábia Saudita à Fórmula 1. É um país que está se tornando um centro de esportes e entretenimento, com diversos eventos importantes nos últimos anos", comentou Corey.

Nos últimos dias, a ONG Anistia Internacional alertou a principal categoria do automobilismo mundial de que os sauditas pretendem usar o esporte para melhorar sua imagem.

O governo do país é alvo de muitas críticas da comunidade internacional, principalmente por estar envolvido em julgamentos, torturas e execuções de ativistas e jornalistas, além da política restrita às mulheres.

Apesar de estar adotando medidas de abertura nos últimos anos, como permitir que mulheres dirijam ou assistam a jogos de futebol no estádio, a Arábia Saudita ainda é questionada pelo assassinato do jornalista Jamal Kashoggi. (ANSA).

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA