(ANSA) - Em uma das grandes exibições de sua carreira, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (14) o Grande Prêmio de São Paulo de F1 e levou a torcida à loucura ao desfilar pela pista de Interlagos com a bandeira do Brasil, remetendo à imagem do ídolo nacional Ayrton Senna.
A vitória coroa um fim de semana brilhante do heptacampeão, que superou duas punições que totalizaram 25 posições para chegar na frente e reduzir a vantagem de Max Verstappen, que terminou em segundo, na liderança de campeonato.
Hamilton havia feito o melhor tempo no treino de sexta-feira (12), foi desclassificado e largou em último na corrida de classificação, no sábado (13), porém ultrapassou 15 carros em 24 voltas e terminou em quinto.
No entanto, com uma punição de cinco posições por troca de motor, largou neste domingo em 10º lugar e teve de fazer uma corrida de recuperação para garantir a vitória. Antes da 20ª volta, Hamilton já estava em segundo, à caça de Verstappen.
Os dois protagonistas da temporada duelaram roda com roda em alguns momentos e chegaram a sair da pista em uma tentativa de ultrapassagem do britânico. Hamilton, contudo, só conseguiu tomar a liderança na 59ª volta, e depois só teve de administrar.
Após cruzar a linha de chegada, pegou uma bandeira do Brasil com os fiscais e a hasteou para a torcida enquanto voltava para o pit lane, enlouquecendo a torcida em Interlagos.
VICTORY LAP ??#BrazilGP ???? #F1 @LewisHamilton pic.twitter.com/h2OCu653Ks
— Formula 1 (@F1) November 14, 2021
"Estou muito grato por esse apoio incrível que tive neste fim de semana. Não tinha tanto apoio desde Silverstone", afirmou Hamilton após a prova. O britânico ainda levou a bandeira brasileira para o pódio.
Seu companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas, ficou em terceiro, seguido por Sergio Pérez (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrari), Carlos Sainz (Ferrari), Pierre Gasly (AlphaTauri), Esteban Ocon (Alpine), Fernando Alonso (Alpine) e Lando Norris (McLaren).
A vitória de Hamilton reduziu de 21 para 14 pontos a vantagem de Verstappen na liderança do campeonato, faltando apenas três corridas para o fim. A próxima etapa será no domingo que vem (21), no Catar, enquanto as duas últimas serão na Arábia Saudita, em 5 de dezembro, e em Abu Dhabi, no dia 12. (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA