Sem Suárez, Uruguai perde para Colômbia e deixa Copa

Meia James Rodríguez marcou 2 gols e virou artilheiro do Mundial

Colômbia x Uruguai (foto: EPA)
17:07, 29 JunSÃO PAULO ZCC

SÃO PAULO, 28 JUN (ANSA) - A Colômbia venceu o Uruguai por 2 a 0 neste sábado (28), no Maracanã, e garantiu pela primeira vez na história uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. O melhor desempenho da seleção sul-americana, até agora, tinha sido uma vaga nas oitavas de final do Mundial de 1990.

Com a vitória, os colombianos serão o adversário do Brasil na próxima sexta-feira (4), na Arena Castelão, em Fortaleza. As duas seleções nunca se enfrentaram em Copas.

Nos primeiros 20 minutos, o jogo ficou truncado devido à forte marcação no meio de campo. Mas, aos 28 minutos, o meia James Rodríguez aproveitou passe, ajeitou a bola no peito e chutou de fora da área, abrindo o placar para a Colômbia.

Aos 4 minutos do segundo tempo, o meia marcou novamente, chegando ao seu quinto gol na Copa. Assim, ele garantiu a Colômbia na próxima fase e virou o artilheiro do torneio, passando Neymar, Messi e Thomas Muller. Com apenas 22 anos de idade, Rodríguez fez por merecer o título de melhor jogador da primeira fase do Mundial, concedido pela Fifa.

Durante toda a partida, a Colômbia foi mais ofensiva e incisiva, enquanto o Uruguai não conseguiu criar muitas jogadas e oportunidades de gol. Em diversos momentos, a torcida, majoritariamente colombiana, entoou coros de "Olé" no Maracanã.

O Uruguai até tentou correr atrás do prejuízo e, logo após o segundo gol colombiano, o técnico Óscar Tabarez trocou Álvaro Pereira por Gastón Ramírez, e Diego Forlán por Cristian Stuani. Minutos depois, Abel Hernández substituiu Álvaro González.

Pelo lado colombiano, Teófilo Gutierrez saiu e Alexander Mejía ganhou sua vaga. Cuadrado também deu espaço para Fredy Guarín. Por fim, o destaque da partida, James Rodríguez, saiu ovacionado dos gramados para entrada de Adrián Ramos.

A Celeste entrou em campo seu sem principal astro, o atacante Luis Suárez, que foi suspenso por nove partidas e quatro meses pela Fifa devido à mordida dada no italiano Giorgio Chiellini, no último jogo da fase de grupos. Mesmo assim, a delegação uruguaia manteve o uniforme de Suárez no vestiário do Maracanã.

Por sua vez, a Colômbia também estava desfalcava. Contundido, o atacante Falcão García não conseguiu se recuperar a tempo para disputar a Copa do Mundo. O primeiro cartão amarelo do jogo foi para o uruguaio Gimenez, que cometeu falta pesada em cima de Gutierrez.

Em outro lance na partida, Armero tirou a bola de Gastón Ramírez para impedir uma cobrança rápida. Do banco de reservas, o uruguaio Lugano reclamou da atitude do colombiano. O árbitro holandês Bjorn Kuipers, então, resolveu punir Armero e Lugano com cartão amarelo.

Com a derrota, o Uruguai se despediu da Copa do Mundo do Brasil, após 64 anos da conquista do seu título mundial, quando venceu a seleção brasileira em pleno Maracanã. (ANSA)

Live Blog Uruguai x Colômbia - Copa do Mundo Ao Vivo
 

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA