(ANSA) - Terminou o calvário do Parma. Três anos após sua falência e o recomeço na quarta divisão, o tradicional clube da Emília-Romana está de volta à elite do futebol italiano.
Na última rodada da Série B, nesta sexta-feira (18), o Parma venceu o Spezia por 2 a 0, fora de casa, e garantiu seu acesso direto para a primeira divisão. O clube gialloblù encerrou a "segundona" na vice-liderança, com 72 pontos, enquanto o título ficou com o Empoli, com 85.
Por sua vez, o Frosinone, que foi desbancado pelo Parma ao empatar com o Foggia em casa por 2 a 2, disputará os playoffs com Palermo, Venezia, Bari, Cittadella e Perugia. Apenas um deles subirá para a Série A.
"Tre anni fa ci davano per morti: si sono sbagliati"
— Parma Calcio 1913 (@1913parmacalcio) 18 de maio de 2018
Noi siAmo AncorA quA! ????????#EhGià#comenoinessunomAi#ForzaParma pic.twitter.com/cmxdiYTHEq
A falência do Parma F.C. foi decretada em meados de 2015, o que forçou o clube a recomeçar sua trajetória da quarta divisão, rebatizado como "Parma Calcio 1913". A partir daí, o clube conseguiu três promoções consecutivas e garantiu novamente um lugar na elite.
"Esportivamente falando, é a noite mais bela da minha vida. Não há palavras para expressar a felicidade por aquilo que realizamos", declarou o técnico Roberto D'Aversa, que treina a equipe, agora de propriedade chinesa, desde 2016.
Em sua história centenária, o Parma conquistou duas Copas da Uefa (atual Liga Europa), uma Supercopa da Uefa, três Copas da Itália e uma Supercopa Italiana. Na Série A, chegou a ser vice-campeão em 1996/97. (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA