Campeão italiano há 97 anos, Novese celebra centenário

Clube disputa a oitava divisão do futebol do país

Campeão italiano há 97 anos, Novese celebra centenário
Campeão italiano há 97 anos, Novese celebra centenário (foto: Divulgação/Novese )
18:19, 11 AbrSÃO PAULO ZRS

(ANSA) - Campeão italiano da temporada de 1921/22, o Novese completou no dia 31 de março 100 anos de história e o clube da cidade de Novi Ligure, na região de Piemonte, está muito distante das principais divisões do calcio.

Fundado em 1919, o sucesso do Novese veio muito cedo. O clube aproveitou a ausência dos principais times do país no torneio, como Milan, Genoa, Pro Vercelli e Juventus, para conquistar o principal título de sua história.

Após passar pelas fases regional e nacional, o Novese decidiu o título com o Sampierdarenese, clube de Gênova, que em 1946 se uniu ao time do Andrea Doria para dar origem a Sampdoria. Após dois empates sem gols, o campeão foi decidido no terceiro confronto, em Cremona, com uma vitória por 2 a 1 da equipe biancoceleste.

Nas temporadas seguintes ao título, o Novese não conseguiu repetir as boas atuações e sucumbiu, despencando no escalão do futebol italiano. A última vez que esteve na elite do calcio foi em 1924.

Atualmente disputando a Seconda Categoria, considerada a oitava divisão do futebol italiano, o Novese está longe das glórias do passado. No grupo L do torneio, a equipe de Novi Ligure ocupa a terceira colocação e briga por uma vaga para a Prima Categoria (sétima divisão).

Na temporada passada, o clube se recuperou da falência e foi campeão da divisão regional de Alessandria, na Terza Categoria, conseguindo subir para a Seconda Categoria.

O centésimo aniversário do Novese foi muito celebrado em Novi Ligure. O estádio Costante Girardengo foi palco de uma grande festa, que contou com a presença de ex-jogadores e torcedores do time biancoceleste.

Em homenagem ao Novese, os principais monumentos da pequena cidade italiana ficaram iluminados com a cor azul.

O Novese segue os mesmos passos de Casale (Série D) e Pro Vercelli (Série C), outros dois campeões italianos que estão atualmente longe da elite campeonato nacional.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en