Times italianos podem ter de se isolar antes de retomar liga

Indicações aos clubes foram feitas pelo Comitê Técnico-Científico

Os treinamentos coletivos na Itália serão retomados no dia 18 de maio
Os treinamentos coletivos na Itália serão retomados no dia 18 de maio (foto: ANSA)
09:12, 12 MaiROMA ZRS

(ANSA) - Tendo em vista a volta dos treinamentos coletivos na Itália, o Comitê Técnico-Científico (CTS) realizou algumas indicações aos clubes do país para que as atividades em grupo e a Série A sejam retomadas com segurança.

Entre algumas das indicações, as equipes da Série A correm o risco de ficar em isolamento por duas semanas caso um jogador seja contaminado pelo novo coronavírus durante o período de treinamento coletivo, que será retomado a partir de 18 de maio.

"A opinião solicitada pelo governo sobre o protocolo apresentado pela Federação Italiana de Futebol (Figc) foi expressa pelo Comitê Técnico-Científico e confirma a linha de prudência seguida até agora pelos ministérios competentes. As indicações do CTS, que serão consideradas rigorosas e vinculativas, serão enviadas à Figc. Os ajustes no protocolo serão para permitir a retomada segura do treinamento coletivo das equipes a partir de 18 de maio", disseram os ministros da Saúde e do Esporte da Itália, Roberto Speranza e Vincenzo Spadafora, respectivamente, em uma declaração conjunta.

Outra indicação do CTS é que os atletas e membros da comissão técnica dos clubes deverão permanencer em confinamento por 15 dias a partir da retomada dos treinos coletivos. Segundo os técnicos, somente após duas semanas de isolamento das equipes será possível avaliar a retomada das partidas.

O CTS também afirmou que a equipe médica de cada clube será considerada responsável se caso algum atleta contrair a Covid-19.

O modelo será diferente do adotado pela Bundesliga, que colocará em quarentena apenas o jogador que apresentar um resultado positivo da doença, em vez do grupo inteiro. O Campeonato Alemão voltará neste sábado (16).

Grande parte das equipes italianas voltaram aos treinamentos individuais no começo de maio. No momento, os jogadores estão indo ao Centro de Treinamento, mas realizam atividades de forma individual, respeitando as medidas de distanciamento social.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA