Clubes ingleses desistem de participar de 'Superliga'

Torcedores em protesto contra Superliga (foto: EPA)
20:15, 20 AbrROMA ZCC

(ANSA) - Após o Manchester City desistir de participar da nova "Superliga", os outros cinco clubes ingleses - Manchester United, Arsenal, Chelsea, Liverpool e Tottenham - recuaram ao projeto de 12 clubes criarem o seu próprio torneio em oposição à Uefa.

A informação foi confirmada por meio de comunicados oficiais divulgados na noite desta terça-feira (20), após uma reunião extraordinária. Até o momento, porém, o Chelsea foi o único que não se pronunciou.

O Arsenal disse que mesmo sem garantias resolveu fazer parte da iniciativa para "não ser deixado para trás", mas que ouviu os torcedores e as entidades antes de decidir abandonar o projeto. Além disso, o clube pediu desculpas pelo erro cometido.

O Manchester United, por sua vez, afirmou que ouviu atentamente a reação dos fãs, do governo do Reino Unido e de outras partes interessadas importantes e continua comprometido "em trabalhar com outras pessoas em toda a comunidade do futebol para encontrar soluções sustentáveis para os desafios de longo prazo que o futebol enfrenta".

Já o Liverpool ressaltou que seu envolvimento nos planos propostos para formar uma Superliga foi "interrompido". "Nos últimos dias, o clube recebeu representações de várias partes interessadas importantes, tanto interna quanto externamente, e gostaríamos de agradecê-los por suas valiosas contribuições".

O presidente do Tottenham, Daniel Levy, também se pronunciou e afirmou que sentiu que era necessário participar do desenvolvimento de uma nova competição, mas que lamenta a ansiedade e a ressentimento dos fãs.

A iniciativa de criação da Superliga Europeia de clubes começou a naufragar após uma onda de manifestação de torcidas e a oposição geral à iniciativa. No entanto, ainda faltam os italianos - Inter de Milão, Juventus e Milan - e os espanhóis - Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid - decidirem o futuro do torneio.

Há rumores de que o Milan será o próximo a anunciar sua saída da Superliga. Caso se confirme, sete dos 12 clubes fundadores do torneio estariam fora da liga criada há apenas dois dias. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA