(ANSA) - O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, reuniu-se nesta sexta-feira (05) com os líderes do Comitê Olímpico Internacional (COI) para debater a candidatura de Roma como sede da edição dos Jogos Olímpicos de 2024.
O premier, que está em visita ao Rio de Janeiro, teve um encontro de mais de duas horas com o presidente do COI, Thomas Bach, com o líder da Comissão de Avaliação das cidades candidatas, Frank Fredericks, e com membros dessa última comissão. Ao lado de Renzi estavam também o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò, e o líder do Comitê Roma 2024, Luca Di Montezemolo
Além do premier italiano, Bach recebeu o presidente da França, François Hollande, por cerca de meia hora. A cidade de Paris também está na disputa para ser a sede do evento em 2024.
Apesar do apoio do governo italiano, a candidatura de Roma ficou muito abalada desde a eleição da nova prefeita da "cidade eterna", Virginia Raggi. A líder, que faz parte do partido opositor ao governo Renzi Movimento 5 Estrelas, sempre foi contra a candidatura e já ventilou a possibilidade de fazer um referendo sobre a disputa.
Falando nisso, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, conversou com a ANSA sobre a corrida para ser sede de 2024. "Amo Roma, é uma cidade esplêndida, a única gêmea de Paris", disse em tom cordial.
Ao ser questionada sobre a postura de Raggi, Hidalgo disse que "não quer entrar na candidatura dos outros", mas ressaltou que "os valores das Olimpíadas, de paz e de liberdade, hoje são mais necessários do que nunca e nós devemos oferecer uma perspectiva às novas gerações". (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA