Renzi reúne-se com líderes do COI para defender Roma 2024

Premier ficou mais de duas horas reunido com dirigentes

Matteo Renzi está em visita ao Rio de Janeiro
Matteo Renzi está em visita ao Rio de Janeiro (foto: ANSA)
18:21, 05 AgoRIO DE JANEIRO ZGT

(ANSA) - O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, reuniu-se nesta sexta-feira (05) com os líderes do Comitê Olímpico Internacional (COI) para debater a candidatura de Roma como sede da edição dos Jogos Olímpicos de 2024.

 

O premier, que está em visita ao Rio de Janeiro, teve um encontro de mais de duas horas com o presidente do COI, Thomas Bach, com o líder da Comissão de Avaliação das cidades candidatas, Frank Fredericks, e com membros dessa última comissão. Ao lado de Renzi estavam também o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò, e o líder do Comitê Roma 2024, Luca Di Montezemolo

 

Além do premier italiano, Bach recebeu o presidente da França, François Hollande, por cerca de meia hora. A cidade de Paris também está na disputa para ser a sede do evento em 2024.

 

Apesar do apoio do governo italiano, a candidatura de Roma ficou muito abalada desde a eleição da nova prefeita da "cidade eterna", Virginia Raggi. A líder, que faz parte do partido opositor ao governo Renzi Movimento 5 Estrelas, sempre foi contra a candidatura e já ventilou a possibilidade de fazer um referendo sobre a disputa.

 

Falando nisso, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, conversou com a ANSA sobre a corrida para ser sede de 2024. "Amo Roma, é uma cidade esplêndida, a única gêmea de Paris", disse em tom cordial.

 

Ao ser questionada sobre a postura de Raggi, Hidalgo disse que "não quer entrar na candidatura dos outros", mas ressaltou que "os valores das Olimpíadas, de paz e de liberdade, hoje são mais necessários do que nunca e nós devemos oferecer uma perspectiva às novas gerações". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA