Braz leva ouro no salto com vara e bate recorde olímpico

Brasileiro fez 6,03m e superou o francês Renaud Lavillenie

Thiago Braz salta para o ouro no Rio de Janeiro
Thiago Braz salta para o ouro no Rio de Janeiro (foto: Divulgação)
09:16, 16 AgoRIO DE JANEIRO ZLR

(ANSA) - O brasileiro Thiago Braz, de 22 anos, conquistou nesta segunda-feira (15) a medalha de ouro no salto com vara dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o melhor resultado da história do país na modalidade.

 

Em sua primeira participação em Olimpíadas, Braz fez uma marca de 6,03m - a mais alta já obtida por ele - e superou o francês Renaud Lavillenie, atual recordista mundial e olímpico da prova e segundo colocado na disputa.

 

Lavillenie ainda tentou ultrapassar o brasileiro saltando 6,08m, mas acabou derrubando o sarrafo. O bronze ficou com o norte-americano Sam Kendricks. De quebra, Braz bateu o recorde olímpico do francês.

 

Natural de Marília, no interior de São Paulo, ele foi campeão mundial júnior em 2012 e vive desde 2014 em Formia, na costa mediterrânea da Itália. Seu técnico é o ucraniano Vitaly Petrov, que já treinou até a multicampeã Yelena Isinbayeva.

 

"A torcida estava me apoiando muito, eu tive de me concentrar na minha técnica, esquecer as pessoas", declarou o novo campeão olímpico. Já Lavillenie, que foi bastante vaiado em seu último salto, se comparou a Jesse Owens, que recebeu o mesmo tratamento dos alemães em 1936.

 

"Desde então não víamos algo assim, temos de lidar com isso. Mas para as Olimpíadas não é uma boa imagem, eu não fiz nada para os brasileiros", disse.

 

 

Essa é a segunda medalha de ouro do Brasil nos Jogos, a nona no total. No entanto, pelo menos mais duas já estão garantidas: a de Robson Conceição no boxe e a de uma das duplas femininas do vôlei de praia. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA