Equipe de Valentino Rossi estreará na MotoGP em 2022

VR26 fechou parceria com uma holding da Arábia Saudita

Valentino Rossi durante o GP de Portugal da categoria
Valentino Rossi durante o GP de Portugal da categoria (foto: EPA)
09:20, 28 AbrROMA ZRS

(ANSA) - A VR46, equipe do piloto italiano Valentino Rossi, vai competir na MotoGP a partir da temporada de 2022 e deve ficar na categoria por pelo menos quatro anos.

O time de Rossi se uniu com a Tanal Entertainment Sport & Media, uma holding chefiada pelo príncipe saudita Abdulaziz bin Abdullah Al Saud, e a companhia petrolífera Saudi Aramco. As duas serão as principais patrocinadoras da equipe entre os anos de 2022 e 2026.

Em um comunicado, a Tanal Entertainment Sport & Media divulgou imagens de uma moto já com o layout da equipe Aramco VR46.

A entrada da Arábia Saudita na MotoGP é mais uma tentativa de melhorar a imagem do país, que é alvo de muitas críticas da comunidade internacional, principalmente por estar envolvido em julgamentos, torturas e execuções de ativistas e jornalistas, além da política restrita às mulheres.

De acordo com um relatório de Inteligência dos Estados Unidos, o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, provavelmente "autorizou" uma operação para "capturar ou matar" o jornalista dissidente Jamal Khashoggi, que foi assassinado em 2018, dentro do consulado do país árabe em Istambul, na Turquia.

No projeto de tentar mudar a imagem da nação, a Arábia Saudita conseguiu levar o Rali Dakar e a Fórmula E ao país. Além disso, a Fórmula 1 realizará um grande prêmio em Jidá no mês de dezembro.

A temporada de 2021 da MotoGP já teve três etapas realizadas, com duas vitórias do francês Fabio Quartararo e uma do espanhol Maverick Viñales. Rossi, por sua vez, somou somente quatro pontos e seu melhor resultado foi um 12º lugar no Catar. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA