Itália conquista mais 9 medalhas nos Jogos Paralímpicos

Itália levou medalhas na natação, triatlo, esgrima e judô
Itália levou medalhas na natação, triatlo, esgrima e judô (foto: EPA)
16:48, 29 AgoROMA ZCC

(ANSA) - O sexto dia de competições nos Jogos Paralímpicos de Tóquio ficou marcado por uma "chuva" de medalhas para a Itália. Ao todo, foram nove conquistas na natação, judô, triatlo e esgrima neste domingo (29).

No ranking mundial, a Itália assumiu a nona posição, com 27 medalhas desde o início da competição, sendo oito de ouro, 10 de prata e nove de bronze.

Hoje, a italiana Arjola Trimi conquistou a medalha de ouro na final dos 50m costas S3. Com um tempo de 51"34, a nadadora superou a britânica Ellie Challis (55"11) e a russa Iuliia Shishova (57"03).

Já o nadador Simone Barlaam ganhou também a medalha de ouro nos 50m livre S9. O milanês estabeleceu o novo recorde olímpico com o tempo de 24 "71 e venceu o russo Denis Tarasov (24" 99) e o americano Jamal Hill (25 "19).

Além disso, a Itália conquistou a medalha de ouro no revezamento 4X100 do estilo livre feminino, com a equipe formada por Xenia Francesca Palazzo, Vittoria Bianco, Giulia Terzi e Alessia Scortechini.

As italianas haviam terminado a prova na segunda colocação, atrás dos Estados Unidos, mas se beneficiaram da desclassificação das adversárias. O tempo do revezamento italiano foi de 4'24"85.

A outra medalha na natação foi conquistada após a impressionante recuperação de Giulia Ghiretti que, com o tempo de 1'50 "36, conquistou a medalha de prata nos 100m peito feminino SB4. O ouro foi vencido pela húngara Fanni Illes (1'44" 41) e o bronze pela chinesa Cuan Yao (1'50 "77).

Já Giulia Terzi obteve a medalha de prata nos 400m livres do S7. A milanesa, com o tempo de 5'06 "32, foi ultrapassada apenas pela norte-americana McKenzie Coan, que venceu em 5'05" 84. O bronze foi para a outra americana Julia Gaffney (5'11"89).

A nadadora Carlotta Gilli, por sua vez, conquistou a medalha de bronze no estilo livre 50 S13, com o tempo de 27"07. A medalha de ouro foi conquistada pela brasileira Maria Carolina Gomes Santiago, que terminou a prova em 26"82, e a prata ficou com a russa Anna Krivshina (27 "06).

O judô também garantiu medalha para a Itália, com Carolina Costa. A paratleta obteve o bronze na categoria +70 kg, após conseguir um ippon contra a ucraniana Anastasiia Harnyk.

No triatlo, Giovanni Achenza conquistou o bronze na categoria PTWC. A corrida foi vencida pelo holandês Jetze Plat, que repete o triunfo de cinco anos atrás. A medalha de prata ficou com o austríaco Florian Brungraber.

Por fim, a equipe italiana de esgrima feminina levou a medalha de prata no florete. Ionela Andreea Mogos, Loredana Trigilia e Bebe Vio foram derrotadas na final pela China por 45 a 41.

"Estamos muito felizes, porque melhoramos em relação ao bronze do Rio. Neste momento temos que esperar o Paris 2024", disse Vio. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA