Secretário-geral da ONU confirma presença nos Jogos de Pequim

Competição sofre boicote político internacional liderado pelos E

Guterres disse que irá à cerimônia de abertura dos Jogos
Guterres disse que irá à cerimônia de abertura dos Jogos (foto: EPA)
15:51, 14 JanNOVA YORK ZGT

(ANSA) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, confirmou nesta sexta-feira (14) que participará da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, que começarão no dia 4 de fevereiro.

"As Olimpíadas são um evento extremamente importante que simbolizam o papel do esporte em reunir as pessoas e promover a paz. É nesse contexto, e sem nenhuma dimensão política, que pretendo estar presente na abertura", diz nota.

Os Jogos de Pequim estão sofrendo um boicote político internacional liderado pelos Estados Unidos e que conta com o apoio da Grã-Bretanha, Austrália, Canadá e Japão.

A medida é para "protestar" contra a violação dos direitos humanos da minoria muçulmana uigur na província de Xinjiang e não afeta as delegações esportivas em si. Só os representantes políticos dessas nações não irão para a China para acompanhar as cerimônias oficiais.

A China já ameaçou "retaliar" os EUA por conta do boicote, mas nada passou ainda da esfera das palavras. Até mesmo países aliados europeus criticaram a decisão norte-americana por envolver os problemas da política externa com o esporte.

As Olimpíadas de Inverno ocorrem entre os dias 4 e 20 de fevereiro. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA