Fotos Itália

Publicado el: 18:37, 21 Jun

Solstício marca início do verão no hemisfério norte com dia mais longo do ano

A primavera terminou às 4.32 horas da madrugada desta segunda-feira, dando início ao verão de 2021 no hemisfério norte. O primeiro dia do verão de 2021 na Itália começou esta segunda-feira (21), às 5h32 (horário local). Geralmente, é chamado "o dia mais longo do ano" porque é o dia com mais luz solar.

O solstício de verão é o dia em que o sol percorre o seu caminho mais longo pelo céu e atinge o seu ponto mais alto. Desta forma, o sol nasceu às 5h37 e se pôs às 21h04. A duração do dia totaliza 15 horas e 14 minutos, de acordo com a União de Astrônomos Amadores da Itália (Uai).

“Quem mora no hemisfério norte poderá ver o Sol atingir a posição mais setentrional em seu movimento aparente no céu, no qual parecerá parar por mais tempo”, observa o astrofísico Gianluca Masi, chefe do Telescópio Virtual.

“A própria etimologia do termo 'solstício' sublinha uma espécie de pausa prolongada, após a qual o Sol retomará o seu caminho aparente, até ao solstício de inverno”. A palavra 'solstício' deriva do latim 'solstitium', de 'sol' (Sol) e 'stitium' (ainda). (ANSA)

Solstício marca início do verão no hemisfério norte  
© ANSA
Solstício marca início do verão no hemisfério norte ©