Freira médica na Itália é vítima de trote durante pandemia

Homem imitou voz do papa Francisco para enganar religiosa

Freira que atua como médica voluntária na província de Bergamo foi vítima de trote
Freira que atua como médica voluntária na província de Bergamo foi vítima de trote (foto: ANSA)
14:09, 13 AbrROMA ZGT

(ANSA) - A freira médica Angela Bipundi, que atua como voluntária no hospital de Villa d'Almè, na província de Bergamo, na Itália, foi vítima de um trote, informou a própria religiosa nesta segunda-feira (13).

O golpista se passou pelo papa Francisco ao telefonar para a médica e parabenizar o trabalho realizado por todos os profissionais de saúde em uma das regiões mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Itália.

A notícia havia sido confirmada pelo próprio Oratório Almè Papa Giovanni XXIII.

"Descobri que a aquela ligação foi feita de um telefone roubado, do qual partiram outras ligações e mensagens falsas. A voz era igual a dele [do Papa], nos agradeceu a todos, até nos deu uma bênção", disse a religiosa classificando a situação como um caso "gravíssimo".

Bipundi ainda ressaltou que não via a situação como anormal porque o número de telefone não era anônimo, e apareceu na central de ligações do hospital. No entanto, quando a história começou a ganhar as redes sociais e a mídia italiana, a religiosa recebeu uma ligação novamente deste número, em que a pessoa falava ser um "colega de outra Guarda Médica que teve o telefone roubado".

"Ele avisou que estava ligando para todas as chamadas recentes e que encontrou mensagens também de ameaça e imagens estranhas sendo enviadas para várias pessoas", disse a freira, que ressaltou que o dono do celular vai entrar na Justiça para descobrir o que aconteceu.

A religiosa de 47 anos já tem um histórico de atuação em crises médicas, tendo atendido pacientes durante o surto de ebola, em 2018, em seu país natal, a República Democrática do Congo. Nos últimos dias, no entanto, por conta de sua história de ajuda aos mais necessitados, a freira chamou a atenção da mídia local, atraindo dezenas de entrevistas com jornalistas. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA