É preciso ter confiança no futuro, diz presidente da Itália

Sergio Mattarella dedicou mensagem aos italianos no exterior

Sergio Mattarella enviou mensagem às comunidades italianas no exterior
Sergio Mattarella enviou mensagem às comunidades italianas no exterior (foto: ANSA)
14:15, 25 JulROMA ZLR

(ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, transmitiu uma mensagem em vídeo aos cidadãos do país que vivem no exterior e afirmou que é preciso "relançar a confiança no futuro", após os sofrimentos enfrentados durante a pandemia do coronavírus Sars-CoV-2.

"Sei com quanta participação vocês acompanharam os sofrimentos vividos em nosso país pelo coronavírus. Vocês o fizeram de longe, pela distância física que nos separa, mas próximos na consciência que nos une. Uma confirmação do sentimento intenso que reúne as comunidades italianas e de origem italiana espalhadas pelo mundo", disse Mattarella, em mensagem transmitida pela emissora pública Rai.

"Foi uma prova que colocou em evidência valores de cidadania e dedicação às pessoas em dificuldade. [...] Agora o empenho está voltado à reconstrução de um tecido capaz de enfrentar os riscos que se manifestam e de relançar a confiança no futuro", acrescentou o presidente da República.

Na mensagem, o chefe de Estado reconheceu que a distância "pesa sobre as comunidades no exterior", mas destacou que "todas as instituições da República estão empenhadas para aliviar essas dificuldades".

"De sua parte, a rede consular e de embaixadas está voltada a reforçar a atenção e a escutar e corresponder às suas exigências. [...] De resto, apenas o conhecimento compartilhado e uma ação eficaz em defesa da saúde por parte de todos os países podem permitir derrotar a doença", ressaltou Mattarella. (ANSA) 

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA