Após eleição, premier da Itália descarta modificação no governo

Giuseppe Conte disse estar satisfeito com seus ministros

Giuseppe Conte disse estar satisfeito com seus ministros
Giuseppe Conte disse estar satisfeito com seus ministros (foto: ANSA)
18:25, 22 SetROMA ZCC

(ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, descartou nesta terça-feira (22) uma remodelação no gabinete de seu governo, depois do país realizar sua primeira eleição após o início da pandemia do novo coronavírus.

"Estou feliz com a minha equipe de governo, é uma equipe coesa em que todos os ministros, em situação de emergência, trabalharam com muito empenho", afirmou o premier italiano.

Ao ser questionado por jornalistas no Palazzo Chigi, sede do governo em Roma, Conte explicou que está satisfeito com o comprometimento de seus políticos, representantes da coalizão entre o Movimento 5 Estrelas (M5S) e o Partido Democrático (PD), e não vê necessidade de uma modificação.

Segundo ele, o PD "não levanta a questão do remanejamento, mas para relançar a ação. "A Itália deve executar e implementar o plano de recuperação", acrescentou.

Conte ainda desejou um bom trabalho para todos os governadores eleitos na votação de 20 e 21 de setembro, que deixou clara o avanço da direita na Itália.

"Há algum tempo venho trabalhando com amigos do M5S. Não acho que eles esperavam resultados brilhantes nas regionais, historicamente não é assim. Numa fase de transição vão continuar a evoluir até relançar a sua ação política. Mas agora têm que se consolar, porque foram promotores do referendo", afirmou.

Apesar do governo ter conseguido uma vitória com o "sim" para a reforma constitucional que reduz o número de parlamentares eleitos, Conte reforça que não se sente "equilibrado" ou "imóvel". "Não estou com vontade de dizer que o governo está fortalecido". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA