Conte recebe premiê da Líbia e expressa apoio a 'processo de paz'

Encontro ocorreu em Roma e contou com a presença dos chanceleres

Encontro contou com a presença dos chanceleres dos dois países
Encontro contou com a presença dos chanceleres dos dois países (foto: ANSA)
20:44, 22 OutROMA ZCC

(ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, se reuniu nesta quinta-feira (22) com o premiê da Líbia, Fayez al-Sarraj, no Palazzo Chigi, sede do governo em Roma, e expressou seu apoio ao chamado "Processo de Berlim", para favorecer a solução política da crise líbia.

Em comunicado oficial, o governo italiano informou que é a favor da continuação do roteiro previsto na iniciativa da Líbia, da Alemanha e das Nações Unidas, principalmente após o primeiro progresso registrado "nas negociações de Genebra no âmbito da Comissão Militar Conjuntas e tendo em vista o Fórum de Diálogo Político" do país.

A Líbia vive uma crise política e uma guerra interna desde 2011, com a queda do ditador Muammar Kadafi. O pequeno país tem duas forças opostas disputando o poder: a de al-Sarraj, que conta com o apoio de várias nações, e a do general Khalifa Haftar, que lidera o Exército Nacional Líbio e que tem o apoio de diversas milícias.

Em janeiro, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, realizou uma cúpula internacional sobre a Líbia, em Berlim, com o objetivo de tentar criar condições para um processo de paz no país, imerso em uma guerra civil.

Além da crise no país, o encontro entre Conte e al-Sarraj também foi pautado pelas relações bilaterais, com destaque para a cooperação econômica, migratória e de segurança. Os ministros das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, e da Líbia, Mohamed Siala, também estiveram presentes. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA