Líder da máfia Camorra morre aos 79 anos na Itália

Raffaele Cutolo era considerado um dos mafiosos mais perigosos

Raffaele Cutolo cumpria pena de prisão perpétua
Raffaele Cutolo cumpria pena de prisão perpétua (foto: Ansa)
17:59, 17 FevNÁPOLES ZCC

(ANSA) - Um dos membros mais perigosos da máfia Camorra, Raffaele Cutolo, faleceu, nesta quarta-feira (17), em decorrência de "uma longa enfermidade", revelaram fontes policiais.

O fundador e chefe da "Nova Camorra Organizada" (NCO) tinha 79 anos e cumpria pena de prisão perpétua em regime de isolamento total em uma penitenciária de Parma.

Cutolo morreu às 20h21 (horário local), no hospital Maggiore, no centro de Parma, após ser transferido da prisão para a enfermaria várias vezes nos últimos dias, sob um forte esquema de segurança.

A causa da morte não foi revelada, mas o mafioso alegava problemas de saúde há algum tempo. Ele, inclusive, apresentou um recurso no ano passado para pedir sua progressão para o regime domiciliar, após a eclosão da pandemia do novo coronavírus.

A tentativa era uma forma de Cutolo se beneficiar das diretrizes do governo para reduzir a superlotação nas prisões e o risco de contágio. No entanto, um juiz de Reggio Emilia, no norte da Itália, rejeitou o pedido apresentado e ressaltou que, apesar de seu estado e idade, Cutolo ainda era um "símbolo".

"Pode-se presumir que a presença de Raffaele Cutolo poderia fortalecer os grupos criminosos que ainda se referem à NCO, grupos em relação aos quais ele manteve integralmente o carisma", escreveram os juízes, ressaltando que, apesar de sua idade e detenção, ele representa um símbolo para todos aqueles grupos criminosos".

Nas décadas de 1970 e 1980, Raffaele Cutolo deu forma à "Nova Camorra Organizada", que buscava unificar o controle da máfia napolitana sob seu poder.

O líder mafioso atraía presidiários e a juventude pobre da Campânia, e sua ascensão ocorreu em meio a guerras sangrentas com as outras facções napolitanas. A NCO acabou suplantada pela "Nova Família", uma espécie de federação de clãs criada com o propósito de derrotar Cutolo. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA