Itália iniciará vacinação de maiores de 40 anos a partir de 17/5

Medida foi anunciada pelo comissário para a pandemia

Campanha de vacinação para maiores de 40 anos será iniciada na segunda
Campanha de vacinação para maiores de 40 anos será iniciada na segunda (foto: ANSA)
20:27, 12 MaiROMA ZCC

(ANSA) - As autoridades sanitárias da Itália determinaram nesta quarta-feira (12) que todas as regiões do país poderão iniciar a vacinação contra a Covid-19 de cidadãos com mais de 40 anos de idade, a partir do próximo dia 17 de maio.

A decisão foi tomada pela comissário extraordinário para a pandemia, Francesco Figliuolo, que enviou uma carta para todos os territórios italianos.

"Para permitir um melhor planejamento, as regiões e as províncias autônomas têm o direito de iniciar as reservas a partir do próximo dia 17 de maio também para os cidadãos com mais de 40 anos ou nascidos em 1981", diz um trecho do documento.

O comissário ainda lembrou que é preciso continuar a vacinar até mesmo os italianos com faixas etárias mais avançadas. "Existe a necessidade absoluta de continuar a dar particular atenção às pessoas vulneráveis, aos grupos etários com mais de 60 anos, aos cidadãos com comorbidades, a ponto de garantir a cobertura máxima", acrescentou.

Algumas regiões italianas já haviam iniciado a movimentação para proteger a população com 40 anos, começando a pré-agendar a vacinação. Entre elas estão o Lazio, Vêneto e Basilicata.

O anúncio de hoje foi feito no âmbito do acompanhamento do plano de vacinação, "que está registrando uma boa evolução a nível nacional". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA