Premiê da Itália discute situação da Líbia com Blinken

Secretário de Estado dos EUA está em visita à Itália

Mario Draghi recebe Antony Blinken em Roma
Mario Draghi recebe Antony Blinken em Roma (foto: Divulgação)
18:53, 28 JunROMA ZLR

(ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, recebeu nesta segunda-feira (28) o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que está no país para a cúpula dos ministros das Relações Exteriores do G20.

A reunião durou cerca de 40 minutos, e os dois não deram declarações à imprensa. Segundo comunicado do governo italiano, Draghi e Blinken conversaram sobre a necessidade de alcançar "resultados concretos" com o "renovado clima de sintonia e colaboração entre a União Europeia e os EUA".

Além disso, o premiê e o secretário falaram sobre a luta contra a pandemia de Covid-19, a crise climática e as instabilidades na região do Mediterrâneo, principalmente na Líbia, que está na área de influência da Itália e tenta encontrar um caminho de pacificação após anos de guerras de milícias.

Em seguida, Blinken se reuniu com o presidente Sergio Mattarella, com quem enfatizou a importância da parceria EUA-Itália no esforço global para combater a crise climática e se recuperar da Covid-19, segundo comunicado oficial do governo americano.

Além disso, eles discutiram “valores compartilhados, inclusive no contexto dos direitos humanos na China e em todo o mundo, bem como o apoio coletivo ao plano da Líbia de realizar eleições nacionais em dezembro de 2021”.

O secretário chegou em Roma no último domingo (27) e também já se encontrou com o ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano e participou de uma cúpula da coalizão internacional contra o Estado Islâmico.

Blinken ainda participará de uma reunião ministerial do G20 em Bari e Matera, no sul da Itália, até esta terça-feira (29). (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA