Itália e EUA discutem coordenação e segurança no Afeganistão

Di Maio e Blinken conversaram por telefone e defenderam 'união'

Luigi Di Maio e Antony Blinken discutiram situação no Afeganistão
Luigi Di Maio e Antony Blinken discutiram situação no Afeganistão (foto: ANSA)
09:10, 19 AgoROMA ZGT

(ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, e o secretário norte-americano de Estado, Antony Blinken, conversaram por telefone na noite desta quarta-feira (18) para discutir sobre a situação do Afeganistão.

Segundo fontes do governo italiano, Di Maio reforçou a importância de agir "com a máxima união", colocando em primeiro lugar o respeito e a proteção dos direitos dos cidadãos. Já sobre as operações de evacuação de Cabul, Itália e EUA vão agir em "estreita coordenação", com a possibilidade de compartilhar voos conjuntos para a retirada.

Blinken usou suas redes sociais para falar sobre a conversa com o chanceler da Itália.

"Boa conversa com Luigi Di sobre a nossa coordenação estreita nos esforços de evacuação em andamento no Afeganistão e as maneiras como a comunidade internacional pode promover a segurança e proteção para todos", escreveu.

Apesar dos militares italianos terem deixado a base em Herat em junho, há ainda centenas de colaboradores da Itália sendo evacuados de Cabul. Do lado norte-americano, o presidente Joe Biden admitiu em entrevista que a evacuação pode avançar para além do mês de agosto, como estava previsto.

Nesta quinta-feira (19), os dois devem participar de uma reunião virtual dos ministros das Relações Exteriores do G7 em grupo que inclui, além de EUA e Itália, Alemanha, Canadá, França, Japão e Reino Unido. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA