Ministro italiano viajará para países vizinhos do Afeganistão

Missão também incluirá Catar, que sedia conversas com Talibã

Di Maio fará missão a 4 países a partir desta sexta-feira
Di Maio fará missão a 4 países a partir desta sexta-feira (foto: ANSA)
14:43, 02 SetROMA ZGT

(ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, fará uma série de visitas ao Uzbequistão, Paquistão e Tajiquistão a partir dessa sexta-feira (3) como parte da missão italiana para enfrentar as consequências da crise no Afeganistão, informou a pasta.

Além dos países-vizinhos, Di Maio também fará uma etapa no Catar, país que sedia as conversas diplomáticas em alto nível com os talibãs.

Segundo a Farnesina, a visita do chanceler terá como "atenção particular" a questão dos refugiados e dos deslocados afegãos com o objetivo de "explorar soluções para facilitar", em parceria com os países fronteiriços, a assistência humanitária para que os cidadãos possam refugiar-se nas nações próximas. A ideia é também ter uma "ótica de estabilidade regional".

Já a etapa em Doha permitirá "agradecer" as autoridades locais pela "fundamental assistência fornecida à Itália nas operações de transferência do Afeganistão, de aprofundar os aspectos políticos da nova situação e de confirmar o compromisso na luta contra o terrorismo".

Essa será a primeira visita à região desde que a Itália encerrou sua missão militar no país e a evacuação de toda a sua equipe. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA