'Berlusconi seria excelente presidente da Itália', diz Salvini

Encontro entre Salvini e Berlusconi em fevereiro passado
Encontro entre Salvini e Berlusconi em fevereiro passado (foto: ANSA)
16:59, 03 SetROMA ZCC

(ANSA) - O ex-ministro do Interior da Itália Matteo Salvini disse nesta sexta-feira (3) que o ex-premiê italiano Silvio Berlusconi seria "um excelente presidente da República".

"Penso que Berlusconi seria um excelente presidente da República, na política externa fez muito mais do que tantos outros", disse o líder do partido ultranacionalista Liga durante evento em Formello.

Questionado sobre o que vai acontecer daqui a alguns meses com a eleição de um novo presidente da Itália, Salvini respondeu: "E quem sabe?".

"Calculei que o novo chefe de Estado seja eleito por 1.009 pessoas, entre deputados, senadores, senadores vitalícios e outros delegados das regiões. Destes mil, os que se referem à área de centro-direita são 450, portanto, não estou perdendo muito", explicou.

O ex-ministro do Interior ainda ressaltou que não quer dizer que quer eleger um chefe de estado de centro-direita, mas não se importaria se isso acontecesse.

O presidente da República Italiana é um cargo mais institucional, já que o comando do governo cabe ao primeiro-ministro. Ele é considerado o principal garantidor da Constituição e, mais do que promulgar leis, participa do jogo político, mediando negociações entre os partidos.

Atualmente, o cargo é ocupado pelo ex-juiz da Corte Constitucional Sergio Mattarella, que assumiu a chefia do Estado em 3 de fevereiro de 2015, após a renúncia de Giorgio Napolitano, e está na reta final de seu mandato de sete anos. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA