EUA agradecem Itália por ajuda em evacuação do Afeganistão

Blinken e Di Maio se reuniram nesta quinta-feira (2)

Operação de evacuação do aeroporto de Cabul
Operação de evacuação do aeroporto de Cabul (foto: EPA)
19:41, 02 SetROMA ZCC

(ANSA) - O secretário de Estado americano, Antony Blinken, agradeceu nesta quinta-feira (2) o chanceler italiano, Luigi Di Maio, "pelo inestimável apoio prestado pela Itália" às operações de evacuação no Afeganistão.

A informação foi confirmada pelo próprio Blinken em uma publicação em sua conta oficial no Twitter, após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Itália.

Segundo o americano, durante o encontro foi discutido também "como a comunidade internacional pode continuar a promover segurança e proteção para afegãos, aliados e parceiros".

Di Maio, por sua vez, expressou os "profundos agradecimentos pela fundamental coordenação e cooperação entre as equipes [americana e italiana] no aeroporto de Cabul".

"Agimos com rapidez, eficácia e com espírito de verdadeira amizade. Uma estratégia combinada, partilhada com uma ampla coligação, é agora essencial", escreveu o ministro italiano.

Hoje cedo, a Farnesina anunciou que Di Maio fará uma série de visitas ao Uzbequistão, Paquistão e Tajiquistão a partir desta sexta-feira (3) como parte da missão italiana para enfrentar as consequências da crise no Afeganistão. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA