Último voo da Alitalia decola para encerrar 75 anos de história

Fundada em 1946, Alitalia será substituída pela ITA (foto: ANSA)
08:14, 21 OutROMA ZCC

(ANSA) - O último voo da história da Alitalia, maior empresa italiana de aviação civil, decolou de Cagliari, na Sardenha, às 22h36 (horário local), desta quinta-feira (14). Com meia hora de atraso, o avião partiu do sul do país com destino ao aeroporto de Fiumicino, nos arredores de Roma.

A expectativa é de que o voo AZ 01586, com cerca de 180 passageiros a bordo, pouse em menos de uma hora de viagem, encerrando assim uma história de 75 anos. O comando da aeronave ficou a cargo do piloto Andrea Gioia, 55 anos, que acumula 15 mil horas de voo e treinou na escola da companhia.

"Senhoras e senhores, antes de mais nada, queria agradecer-lhes por nos terem acompanhado durante estes 75 anos. Hoje é o nosso último voo da Alitalia e de coração muito obrigado por sempre voarem conosco e por confiarem em nós", diz a mensagem de saudação da hostess Laura Canto, em um vídeo publicado em sua página no Facebook, ressaltando a "honra de fazer o último anúncio do voo".

Além de ser o último da companhia, o voo também assume um valor ainda mais simbólico porque é a última viagem "tricolore" com a Sardenha, onde somente a Alitalia operava. Agora, a transportadora espanhola low cost Volotea garantirá as ligações dos três aeroportos locais com Roma e Milão, oferecendo descontos para os residentes da ilha.

Após uma longa crise que se arrasta há vários anos, a empresa aérea nacional dará lugar a uma nova companhia controlada pelo governo. A partir desta sexta-feira (15), o lugar da Alitalia será ocupado - ao menos em parte - pela Italia Transporto Aereo (ITA).

Conforme nota oficial divulgada hoje, foi encerrado o procedimento de oferta pública referente à marca Alitalia Spa e ao domínio www.alitalia.com, pelo valor de 90 milhões de euros. O voo inaugural da ITA está marcado para 6h20 de sexta-feira, entre Milão-Linate e Bari. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA