'Acqua alta' provoca alagamento na Praça San Marco em Veneza

Local amanheceu neste sábado (6) com água baixa

Local amanheceu neste sábado (6) com água baixa
Local amanheceu neste sábado (6) com água baixa (foto: ANSA)
10:06, 06 NovVENEZA ZCC

(ANSA) - O fenômeno "acqua alta" ("água alta", em tradução livre) provocou um alagamento na praça San Marco, em Veneza, na última sexta-feira (5), com um nível de 118 centímetros de altura.

Esta foi a quinta vez que a o centro da cidade italiana registra o fenômeno desde que a barreira artificial construída no ano passado para conter o aumento e intensidade das enchentes - ainda em fase de conclusão - foi inaugurada.

Na manhã deste sábado (6), porém, Veneza voltou a ficar seca e a água baixou. A alta da maré é comum durante esta época do ano e é provocada por uma combinação de fatores climáticos e ambientais.

Apesar de forçar turistas a usarem galochas, a "acqua alta" não foi forte o suficiente para acionar o sistema "mose", criado para controlar a entrada de água do Mar Adriático na Lagoa de Veneza.

As previsões iniciais alertavam uma maré alta de no máximo 110 centímetros. Agora, a expectativa é de que neste domingo (7), às 11h20, o fenômeno atinja 105 centímetros, voltando ao normal no período da tarde.

Há anos, Veneza sofre com acqua alta, que está se tornando cada vez mais intenso. De acordo com especialistas, o nível do mar na cidade da Itália pode aumentar até 120 centímetros até o fim deste século por conta do impacto crescente das emissões de poluentes. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA