Violinista ucraniana recebe bolsa de estudos em Florença

Veronika se apresentava nas ruas da capital da Toscana

Veronika estudará no prestigiado conservatório Luigi Cherubini
Veronika estudará no prestigiado conservatório Luigi Cherubini (foto: Divulgação)
14:29, 07 AbrFLORENÇA ZRS

(ANSA) - Uma jovem violinista ucraniana que fugiu da guerra em seu país e tocava nas ruas de Florença ganhou uma bolsa de estudos na cidade italiana.

Veronika, de 19 anos de idade, começará a tocar no conservatório Luigi Cherubini, localizado na Piazza delle Belle Arti e um dos mais importantes da Itália.

A bolsa de estudos foi concedida para Veronika pouco tempo depois de uma polêmica na capital toscana. Após ter deixado a Ucrânia, a jovem se apresentava na Piazza del Duomo, em Florença, com o objetivo de arrecadar fundos e enviá-los para sua família.

Embora tenha despertado a generosidade de muito transeuntes florentinos, as apresentações da jovem ucraniana foram interrompidas por policiais à paisana, que explicaram que em Florença não pode tocar instrumentos musicais nas ruas sem uma autorização especial.

O caso viralizou nas redes sociais e, para tentar resolver o problema, o prefeito de Florença, Dario Nardella, que também toca violino, organizou um encontro entre Veronika e o diretor do Cherubini, Giovanni Pucciarmati, que propôs sua matrícula no conservatório.

"Depois da Páscoa as aulas vão começar. Estão previstas bolsas de estudo para pessoas em dificuldade, e Veronika frequentará o nosso instituto gratuitamente", esclareceu o conservatório. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en