Premiê da Itália se reúne com Pelosi e critica invasão da Rússia

Mario Draghi visitou a presidente da Câmara dos Representantes
Mario Draghi visitou a presidente da Câmara dos Representantes (foto: EPA)
19:30, 11 MaiWASHINGTON ZCC

(ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, se reuniu nesta quarta-feira (11) com a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, no segundo dia de sua visita aos Estados Unidos.

Durante o encontro no Capitólio, o premiê italiano enfatizou que a "invasão russa à Ucrânia representa um importante desafio aos valores no coração da democracia".

"Não é apenas a integridade territorial da Ucrânia, sua soberania, sua independência que estão em jogo. Este é um ataque ao sistema baseado em regras internacionais que construímos após a Segunda Guerra Mundial", disse ele.

Draghi explicou a Pelosi que a Itália está "fortemente comprometida em apoiar a Ucrânia em todos os níveis" e já alocou "110 milhões de euros para as necessidades financeiras" do país e recentemente adicionou 200 milhões de euros em empréstimos.

Além disso, ele lembrou que a Itália acolheu 110 mil refugiados e disponibilizou 800 milhões de euros para o acolhimento, a par de outros fundos e donativos para fins humanitários.

"A Itália e os EUA estão unidos para enfrentar muitos outros desafios, além das consequências da guerra, desde pandemias ao plano de recuperação. Continuamos a cooperar para apoiar os países de renda baixa e média na luta contra a Covid-19", acrescentou.

A democrata, por sua vez, agradeceu a Itália "pela hospitalidade que dá às tropas americanas, mas também por ser parceira da paz".

"É uma grande honra estar no centro da democracia e em um grande dia para as relações entre a Itália e os EUA, nossas relações estreitas se fortaleceram com a guerra na Ucrânia", respondeu Draghi.

Segundo o premiê italiano, "estar aqui significa que um pedaço da UE está aqui, estou feliz por estar aqui não apenas como italiano, mas também como europeu".(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA