Itália comemora Epifania e Dia da Befana

Feriado italiano é marcado por celebrações religiosa e pagã

Itália comemora hoje Epifania e Dia da Befana
Itália comemora hoje Epifania e Dia da Befana (foto: ANSA)
18:38, 06 JanROMA ZSG

(ANSA) - A Itália celebra hoje, dia 6, a festa religiosa da Epifania e a celebração pagã da chegada da bruxa Befana, uma espécie de Papai Noel que deixa doces e presentes para as crianças italianas.

Segundo a lenda, na madrugada do dia 6, a velha deixa doces para as crianças que foram boas e carvão para as que se comportaram mal no último anos. Ela teria negado abrigo aos Reis Magos e agora tenta reparar o mal feito.
   
Segundo dados da Confederação Nacional de Cultivadores Diretos (Coldiretti) da Itália, cerca de 45% das famílias penduram meias em suas casas para que a bruxa possa deixar as lembranças.
   
Não se sabe ao certo a origem da tradição tipicamente italiana. Acredita-se que a figura da bruxa teria se baseado na deusa greco-romana Diana.

Religião

Na festa que lembra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, o papa Francisco, na tradicional missa da Epifania, disse hoje que "anunciar o evangelho é uma opção entre tantas outras que podemos fazer".

Isso significa, disse, "ser iluminado por Deus e refletir sua luz em seu serviço. Não existe outro caminho".
   
No dia da Epifania é comum que sejam realizadas procissões em todo o país. Uma das festas mais tradicionais acontece em Florença, onde três homens em cavalos percorrem as ruas da cidade para entregar as oferendas ao menino Jesus.
   
Brasil

No Brasil, os religiosos acreditam que é a data para desmontar a árvore e retirar os enfeites natalinos da casa. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en