Oficina gratuita ensina a fazer 'capeletti' em São Paulo

Aula ocorrerá nesta quarta-feira (12), no bairro do Limão

Sede da Zini em São Paulo, no bairro do Limão (foto: Ansa)
19:37, 11 OutSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - Cidade com o maior número de descendentes italianos do mundo, São Paulo ganhará nesta quarta-feira (12) uma escola de pasta artesanal que ensinará a técnica manual do capeletti.

 

A aula é gratuita e começa às 15h, no "Museu do Macarrão", que fica dentro da sede da fabricante de massas ZINI, no bairro do Limão, em um projeto que leva o nome de "Rosticceria Fatto a Mano".

 

"O capeletti foi o primeiro produto que minha mãe, Euride Zini Vezzani, começou a produzir na cozinha da sua casa quando mudamos de Parma para Milão em 1956. Essa oficina é uma homenagem a ela", disse o diretor da Zini no Brasil, Enrico Vezzani.

 

De acordo com Vezzani, o objetivo da aula é resgatar toda a história da culinária italiana e das lembranças que o capeletti traz à memória das pessoas.

 

"Era muito tradicional que as famílias se reunissem em volta da mesa para moldar os capeletti", contou. Vezzani vê a produção artesanal de capeletti como uma oportunidade de negócios em época de crise econômica.
   

 

"A escola é gratuita e aberta a todos que querem aprender esta receita italiana milenar tanto para se divertirem na cozinha, quanto para servir os amigos ou prospectar uma microempresa em tempos difíceis. Foi assim que a ZINI começou há 60 anos e acredito que, desta oficina, muitos poderão seguir o exemplo da minha mãe", afirmou Enrico Vezzani. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA