Cineasta italiana Lina Wertmüller receberá Oscar honorário

Premiação será entregue durante cerimônia no dia 27 de outubro

Cineasta italiana Lina Wertmüller receberá Oscar honorário (foto: ANSA)
15:47, 03 JunROMA ZCC

(ANSA) - A Academia de Arte e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta segunda-feira (3) os indicados a receberem uma homenagem na 11ª edição do Governors Awards, onde destaques ganham estatuetas honorárias do Oscar anualmente. Entre os nomes está o da diretora e roteirista italiana Lina Wertmüller.

Além de Wertmüller, a Academia também homenageará o cineasta David Lynch, ator Wes Studi e a atriz Geena Davis, que receberá o prêmio Jean Hersholt Humanitarian Award entregue por seu ativismo e contribuição com causas humanitárias.

A italiana, de 90 anos, por sua vez, será reconhecida com o prêmio Honorário mais de 40 anos depois de ter se tornado a primeira mulher indicada ao Oscar de melhor direção.

A honraria é dada em homenagem a "distinção extraordinária em realizações na vida, contribuições excepcionais para o estado das artes e ciências cinematográficas, ou para um serviço excepcional para a Academia".

Conhecida por se concentrar em questões políticas e sociais, Wertmüller entrou na lista da Academia em 1977 pela produção "Pasqualino Sete Belezas". Entre os principais destaques de sua carreira estão "Amor e Anarquia" (1973) e "Por Um Destino Insólito" (1974).

A cerimônia de entrega da premiação será realizada no próximo dia 27 de outubro.

Os nomes foram escolhidos por 54 membros do Conselho de Governadores, o qual representa todos os ramos da Academia, durante uma reunião no último sábado (1). No entanto, o anúncio oficial precisou ser adiado até o presidente John Bailey informar os homenageados.

"[Os prêmios] concedidos anualmente pela Academia reconhecem indivíduos que se dedicaram a uma vida inteira de realizações artísticas e trouxeram excelentes contribuições para nossa indústria", afirmou Bailey.

No próximo ano, a cerimônia do Oscar, principal premiação de cinema, será realizada no dia 9 de fevereiro. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en