Pedro Almodóvar recebe Leão de Ouro no Festival de Veneza

Cineasta espanhol foi homenageado por sua carreira

Pedro Almodóvar recebe Leão de Ouro no Festival de Veneza (foto: ANSA)
17:03, 29 AgoVENEZA ZCC

(ANSA) - O cineasta espanhol Pedro Almodóvar recebeu nesta quinta-feira (29) o Leão de Ouro em homenagem à sua carreira durante a 76ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontecerá até 7 de setembro.

A honraria foi entregue em cerimônia no teatro Sala Grande do festival, onde o renomado diretor fez sua estreia internacional em 1983. "Era um jovem realizador e, para mim, o mero fato de participar em um festival internacional era um milagre", declarou ao recordar sua primeira participação.

O espanhol, de 69 anos, ainda agradeceu a homenagem e considerou o Leão de Ouro "uma compensação, mas também um ato de justiça política".

Para o ministro do Patrimônio Cultural da Itália, Alberto Bonisoli, que estava presente no evento, disse que a honraria concedida ao "mestre" "é um reconhecimento merecido por ser um diretor que foi capaz de interpretar as mudanças de nossa era e dizer sobre elas com um ponto de vista original".

A decisão de premiar Almodóvar foi revelada em junho deste ano pelo Conselho de Direção da Bienal de Veneza, que é presidido por Paolo Baratta, após pedido do diretor artístico Alberto Barbera.

De acordo com Barbera, "Almodóvar não é apenas o maior e mais influente realizador espanhol desde [Luis] Buñuel, mas um cineasta que oferece retratos multifacetados, controversos e provocadores da Espanha pós-franquista."

Na ocasião, o diretor do Festival de Veneza destacou que o cineasta é referência, "acima de tudo, por pintar retratos femininos incrivelmente originais, graças a uma empatia excecional que lhe permite representar o seu poder, riqueza emocional e fraquezas inevitáveis com uma autenticidade rara e tocante".

Entre os principais sucessos do espanhol estão: "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988), "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999) e "Maus Hábitos"(1983), filme com que fez sua estreia internacional no festival.

Durante o Festival de Veneza, a atriz britânica Julie Andrews, famosa por interpretar Mary Poppins (1964) e a Noviça Rebelde (1965), também receberá o Leão de Ouro honorário. Além disso, o cineasta Costa-Gravas e a atriz francesa Isabelle Huppert também serão homenageados.

Neste ano, a 76ª edição do evento cinematográfico conta com a presença de diversas personalidades e estrelas de Hollywood.

Hoje cedo, a atriz italiana Monica Bellucci desembarcou na ilha de Lido para a reedição de "Irreversível", um filme de 2002 de Gaspar Noé, que será exibido agora em sua versão completa. Na produção, a artista atua com seu ex-marido, o francês Vincent Cassel. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA