Produção de filme de Fellini é tema de mostra no Rio

Exposição homenageia o centenário de nascimento do italiano

Produção de filme de Fellini é tema de mostra no Rio (foto: ANSA)
20:25, 15 JanSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro receberá, a partir do próximo dia 18 de janeiro, a exposição "O cérebro (e a caminhada) de Guido Anselmi", que reúne 70 fotografias do francês Paul Ronald (1924-2015) dos bastidores da produção e filmagem de "8½" (1963), obra do cineasta italiano Federico Fellini (1920-1993).

A mostra, que acontecerá até 16 de março, utiliza parte das imagens originalmente selecionadas para a exposição "8 ½ di Federico Fellini nelle fotografie inedite di Paul Ronald", apresentada em 2019 na Galleria delle Immagini de Rimini, na Emilia-Romanha, que teve curadoria de Antonio Maraldi e organização do Comune e da Cineteca de Rimini.

As 70 fotografias exibidas integram a Coleção Antonio Maraldi e são ampliadas e impressas em preto e branco em 70 x 70cm, a partir de arquivos digitais obtidos diretamente de 2.200 negativos.

As imagens revelam o processo de trabalho de Fellini no set de filmagem, sua interação com a equipe, os intervalos de descanso, a preparação dos cenários, a direção de atores, os momentos de reflexão e a estrutura de trabalho em estúdio e nas locações.

Todas as fotos foram tiradas durante a produção do filme que foi rodado de 8 de maio a 14 de outubro de 1962 e lançado em 16 de fevereiro de 1963. A exposição é mais um evento comemorativo do centenário de nascimento do cineasta italiano.

No Brasil, a mostra tem curadoria de Hernani Heffner e é realizada em conjunto com a Embaixada da Itália no Brasil, do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro.

Serviço:

Exposição: "O cérebro (e a caminhada) de Guido Anselmi" - Centenário de Federico Fellini

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro

Período - 18 de janeiro até 15 de março Ingresso: R$14; estudantes maiores de 12 anos: R$7; maiores de 60 anos. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA