Rimini prepara festa de 7 dias para centenário de Fellini

Cidade natal do cineasta celebrará os 100 anos de seu nascimento

Rimini prepara festa de 7 dias para centenário de Fellini (foto: ANSA)
18:42, 16 JanRIMINI ZCC

(ANSA) - A cidade de Rimini, na região da Emília-Romanha, no norte da Itália, se prepara para comemorar o centenário de nascimento de Federico Fellini, um dos mais importantes cineastas do país, com uma semana de celebrações.

Em homenagem ao italiano, nascido em 20 de janeiro de 1920, em Rimini, sua cidade natal agendou eventos entre os dias 19 e 26 de janeiro, que contarão com diretores, artistas, músicos, chefs e compositores.

Entre as atrações do dia 19 estão uma apresentação do músico Ezio Bosso, no Teatro Galli, e uma conversa sobre Fellini com os diretores Marco Bellocchio e Marco Tullio Giordana, além de Gianluca Farinelli, responsável pela Cineteca de Bolonha, no cinema Fulgor.

Já em 20 de janeiro, a partir das 19h (horário local), ocorrerá a cerimônia do corte de um bolo de aniversário com dois metros de altura, que será feito pelo renomado confeiteiro Roberto Rinaldini, na piazza Cavour. A festa ainda terá shows de palhaços e equilibristas.

No dia 21, a cidade antecipará a nova edição do festival de cinema de Rimini, durante um evento com o prefeito Andrea Gnassi e Paolo Maggioli, presidente da Confindustria. No Teatro Galli também haverá um jantar especial para fãs do cineasta.

Um show baseado no livro "A lei do sonhador", do escritor Daniel Pennac, em homenagem a Fellini será realizado no dia 22.

Por fim, haverá um diálogo entre Rosita Copioli, Paolo Fabbri e Marco Bertozzi sobre o clássico do italiano "Cidade das Mulheres" (1980), no cinema Fulgor, no dia 25, enquanto que um dia depois será exibido o filme "Abismo de um sonho"(1952) e o documentário "Fellini fine mai , de Eugenio Cappuccio. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA