Itália lança portal para promover literatura no exterior

Meta é estimular tradução de obras italianas em outros países

Livrarias foram um dos primeiros setores a reabrir na Itália
Livrarias foram um dos primeiros setores a reabrir na Itália (foto: ANSA)
12:51, 11 JunROMA ZLR

(ANSA) - O governo da Itália apresentou nesta quinta-feira (11) um portal para promover a literatura do país no exterior.

O objetivo da plataforma New Italian Books é dar visibilidade no mundo a autores italianos contemporâneos, com notícias sobre traduções lançadas em outros países e um banco de dados com contatos de editoras, agentes, instituições públicas, tradutores e prêmios.

"Muitas vezes nas últimas semanas, nos perguntamos como faríamos sem livros e leitura durante o lockdown. Até por isso, deve estar claro o quão necessária é uma ação de sistema para apoiar o mundo da cultura, fortemente afetado pela emergência sanitária", disse a vice-ministra das Relações Exteriores da Itália, Marina Sereni, em videoconferência.

A iniciativa também conta com apoio do Ministério dos Bens Culturais, da Associação Italiana de Editoras (AIE) e do instituto Treccani, que edita a mais renomada enciclopédia em língua italiana.

"O apoio ao nosso setor editorial no exterior está entre as prioridades", acrescentou Sereni, destacando que o portal será uma ocasião para "valorizar a atividade da rede de embaixadas e dos institutos de cultura". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA