8 ½ Festa do Cinema Italiano de 2020 começa nesta sexta-feira

Festival será virtual e acontecerá até 10 de setembro

8 1/2 Festa do Cinema Italiano terá edição online em 2020 entre 28 de agosto e 10 de setembro
8 1/2 Festa do Cinema Italiano terá edição online em 2020 entre 28 de agosto e 10 de setembro (foto: Divulgação)
19:23, 27 AgoSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - A 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que neste ano terá uma edição virtual por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), começa nesta sexta-feira (28) com nove produções inéditas nos cinemas brasileiros.

Segundo a organização, os filmes poderão ser acessados diretamente no site do festival e por meio da plataforma Looke, sendo que para participar é só fazer um cadastro gratuito nos sites. O evento cinematográfico será realizado até 10 de setembro.

"Depois de mais de uma década de sucesso em dezenas de cidades lusófonas e em três continentes diferentes, este ano o 8 ½ Festa do Cinema Italiano aceita o desafio de oferecer uma edição totalmente online com qualidade à altura dos filmes da programação. 20 dos melhores filmes italianos dos últimos anos, a maioria deles ainda inéditos no Brasil, estarão disponíveis online para todo território nacional pelo 8½", diz a nota oficial.

Ainda conforme a organização, os filmes podem ser assistidos via web, em Smart TV, tablet e nos principais suportes iOS e Windows. Além da variedade de filmes, a programação conta também com realizadores, atrizes e atores que estarão presentes virtualmente por meio de vídeos de apresentação preparados especialmente para ocasião.

Entre os destaques da edição de 2020, estão o documentário "Normal", de Adelle Tulli, que foi destaque no Festival de Berlim do ano passado, "Os Mosqueteiros do Rei", de Giovanni Veronesi, "Como um Peixe Fora d'Água", de Riccardo Milani, e "Bendita Loucura", de Carlo Verdone.

Também serão transmitidos os documentários "Selfie", de Agostino Ferrente, "O Aprendizado", de Davide Maldi, e "A Passagem", de Michele Manzolini e Federico Ferrone.

Todos os filmes estarão disponíveis durante todo o período do evento, com exceção dos longas "O Sonho de uma Família" ("Magari?")", de Ginevra Elkann, e "A Gata Cinderela" ("Gatta Cenerentola"), de Alessandro Rak, que ficarão à disposição exclusivamente por 24h nos dias 29 de agosto e 05 de setembro, respectivamente, a partir das 18h.

O festival conta com o apoio da Embaixada da Itália, dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, Consulado Geral do Rio de Janeiro e de São Paulo, Consulado de Belo Horizonte e Istituto Luce Cinecittà, além do apoio cultural da Bonfilm. Já a Generali Seguros será a patrocinadora principal do evento.

Para conferir a programação completa, acesse www.festadocinemaitaliano.com.br (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA