Polícia italiana faz calendário inspirado em Dante Alighieri

Edição de 2021 homenageará os 700 anos da morte do poeta

Histórias do calendário gira em torno do personagem Donato Alighieri
Histórias do calendário gira em torno do personagem Donato Alighieri (foto: Divulgação)
14:24, 16 NovANCONA ZRS

(ANSA) - A edição de 2021 do histórico calendário dos carabineiros italianos será inspirada no escritor e poeta Dante Alighieri (1265-1321).

A arte e o conteúdo do calendário, que celebra um dos maiores símbolos do país, foram realizados pelo professor Aldo Onorati, o escritor Valerio Massimo Manfredi e o artista Francesco Clemente, um expoente do movimento artístico italiano Transvanguarda.

O calendário gira em torno do marechal Donato Alighieri, símbolo de um bom policial. O personagem nasceu na Toscana, assim como o poeta italiano, e escreve 12 contos baseados em sua trajetória profissional e nas diversas experiências que viveu.

Usando as palavras de Dante Alighieri, as histórias, que são baseadas em episódios da vida real, buscam transmitir inspiração e generosidade, além de passar os sacrifícios e a fidelidade dos carabineiros.

A tiragem da edição de 2021 do calendário será superior a um milhão de exemplares, sendo que 10 mil vão ser traduzidos para diversas línguas estrangeiras, como inglês, francês, espanhol, alemão e japonês.

A publicação do calendário dos carabineiros chegará em sua 81º edição. Ela, que começou em 1928, só foi interrompida entre 1945 e 1949, mas retomou regularmente em 1950.

O lançamento do calendário é uma homenagem aos 700 anos da morte de Dante Alighieri, também chamado de "il sommo poeta". O escritor faleceu em 14 de setembro de 1321 em Ravena, na Emilia-Romagna, aos 56 anos de idade. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA