Dante Alighieri será estrela de exposições na Itália em 2021

Mostras celebrarão os 700 anos da morte do poeta italiano

Estátua de Dante Alighieri em Florença, na Itália
Estátua de Dante Alighieri em Florença, na Itália (foto: Ansa)
12:05, 05 JanRAVENNA ZRS

(ANSA) - Com a chegada de 2021, a Itália já se programa para as celebrações dos 700 anos da morte de Dante Alighieri (1265-1321). Algumas exposições estão programadas para acontecer presencialmente, já outras serão exibidas em formato online em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Em Florença, Dante será a estrela de uma exposição no Museu Nacional de Bargello. Chamada de "Onorevole e antico cittadino di Firenze. Il Bargello per Dante", a mostra acontecerá entre 23 de março e 25 de julho.

O evento será dividido em seis seções, com diferentes tipos de interpretações, e oferecerá ao público a oportunidade de explorar a relação entre a cidade e o escritor.

As Galerias Uffizi organizaram uma mostra virtual com 88 desenhos raros do poema "A Divina Comédia" feitos pelo artista renascentista Federico Zuccari. A exposição, intitulada como "A riveder le stelle", está sendo exibida gratuitamente e pode ser acessada através do site do museu.


Ravenna, na região da Emilia-Romagna, também será palco de exposições. Uma delas acontecerá entre 6 de março e 4 de julho na igreja de San Romualdo, chamada de "Le arti al tempo dell'esilio".


A Casa Dante em Ravenna também reabriu até setembro a mostra "Dante na arte do século 19", um projeto especial em colaboração com os Uffizi de Florença, que emprestou diversas obras de arte para a realização do evento.

Entre as obras expostas está o quadro "Dante no exílio", que foi pintada pelo italiano Annibale Gatti (1828-1909). Há também fotografias, textos, livros e filmes sobre a vida do escritor.

Já o Museu de Arte de Ravenna realizará entre os dias 11 de setembro e 9 de janeiro de 2022 a mostra "Un'epopea Pop", a terceira exibição da série de exposições "Dante. Os olhos e a mente".

Com curadoria de Antonio Paolucci e Fernando Mazzoca, a exposição "Dante. A visão da arte" chegará aos Museus San Domenico, em Forli, no dia 12 de março e ficará aberta ao público até 4 de julho.

Entre as obras expostas estão livros, um retrato de Alighieri e até um desenho de Michelangelo retratando um homem condenado no inferno da Divina Comédia.

Em Verona, a Galleria d'Arte Moderna Achille Forti será o palco da mostra "Tra Dante e Shakespear. Il Mito di Verona", que tem curadoria de Francesca Rossi, Tiziana Franco e Fausta Piccoli. O evento será realizado entre 23 de abril e 3 de outubro.

O projeto aborda dois temas principais através de uma série de obras, cobrindo um período de tempo que vai do século 14 ao 19. A mostra tem como foco mostrar a relação de amizade entre Dante e o comandante Cangrande I della Scala. (ANSA).

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA