Itália promoverá 500 eventos no exterior para celebrar Dante Alighieri

Morte do poeta 'fundador' da língua italiana completa 700 anos

Estátua do poeta Dante Alighieri em Florença
Estátua do poeta Dante Alighieri em Florença (foto: Ansa)
14:47, 17 MarROMA ZLR

(ANSA) - O Ministério das Relações Exteriores da Itália anunciou nesta quarta-feira (17) um calendário com mais de 500 eventos para celebrar os 700 anos da morte do poeta Dante Alighieri (1265-1321), autor da "Divina Comédia" e "pai" da língua italiana.

A programação começa em 25 de março, data do "Dantedì" ("Dia de Dante", em tradução livre) na Itália, e vai até a segunda quinzena de outubro, quando acontece a 21ª Semana da Língua Italiana no Mundo.

A oferta cultural será composta de exposições, concertos, laboratórios de literatura, ciclos de leitura e podcasts. Essas iniciativas serão veiculadas em mais de 100 sedes diplomáticas do país europeu no mundo todo, e os detalhes da programação devem ser divulgados nas próximas semanas.

Em um evento virtual de lançamento do calendário de eventos, o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, disse que a iniciativa representa um "desafio". "A pandemia de coronavírus mudou a maneira como nos relacionamos e o modo de fazer cultura. E a Farnesina aceitou esse desafio", declarou.

Segundo o chanceler, figuras como Dante simbolizam o "patrimônio artístico italiano". "Dante Alighieri é um gênio cujos ensinamentos vão além dos vínculos do tempo e do espaço", disse.

Já a Sociedade Dante Alighieri, que também participou do evento virtual, lançará uma nova plataforma digital dedicada ao aprendizado da língua italiana, à formação de professores e à divulgação da cultura. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA